8 de mai de 2012

Resenha: MALU DE BICICLETA



Malu de Bicicleta
Editora Objetiva
2003
224 páginas


Onde comprar:
LIVRARIA DA TRAVESSA: http://www.travessa.com.br/




Autor: Marcelo Rubens Paiva, que já publicou vários livros como Feliz Ano Velho (1981) e O homem que conhecia as mulheres (2006), além textos teatrais como Da boca pra fora em 2001.


Resumo: A história apresenta Luiz, o personagem-narrador, que tenta compreender como um "galinha" paulistano se apaixona perdidamente por uma carioca que anda de bicicleta, analisando o seu histórico nada bem comportado de rapaz pegador até tornar-se um marido fiel e muitíssimo desconfiado.

É nesse cenário que se passa a história de amor entre Luiz e Malu, que se conhecem numa viagem do paulista galinha para descansar na cidade maravilhosa, onde acaba, literalmente, atropelado pela Malu de bicicleta. 


A história segue suavemente por texto recheado de erotismo e diversão, nos fazendo conhecer o íntimo do Luiz e como se numa relação efeito-causa a sua vida se encaminhasse para a história de amor entre os personagens principais.


Há um roteiro histórico por onde acompanhamos o passar os anos de Luiz que são recheados de solidão e sexo, deixando claro ao leitor as nuances de bom menino e garoto mau a cada novo trecho de sua vida.


O ápice da história se dá com Luiz casado com Malu e feliz, mas depois de achar um bilhete dentro de um livro de sua esposa, a desconfiança o domina, deixando-o a mercê do ciúmes e de sua força destruidora.


A leitura é agradável, com um texto que prende, excita e principalmente, toca o coração, nos fazendo refletir como o ser humano imprime em seus parceiros as imagens que tem de si mesmos.


Leiam e aproveite mais essa delícia da literatura brasileira!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário